Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

Artigos Recentes

¿Qué mediador soy yo?

Juan Carlos Vezzulla

Juan Carlos Vezzulla, apresenta um artigo que escreveu para a prestigiada revista argentina La Trama, intitulado “Que Mediador sou eu”. Este artigo, obriga o leitor/Mediador a questionar-se sobre a ideologia que aplica na mediação e como esta é incorporada em diferentes países e contextos de aplicação. Boa Leitura!

Ler artigo "¿Qué mediador soy yo?"

O Conselho da Europa e a Mediação

Maria da Conceição Oliveira

Maria da Conceição Oliveira tem trabalhado como consultora do Conselho da Europa na área da Mediaçao. Apresenta-nos, neste texto, uma reflexão sobre o importante trabalho desenvolvido por esta Instituição.

Ler artigo "O Conselho da Europa e a Mediação"

A necessidade de mudança no contexto escolar

Pedro Morais Martins

Pedro Morais Martins aproveita um artigo do Jornal de Notícias sobre a introdução de Mediadores na escola para comentar o mesmo trazendo a visão do IMAP sobre a necessidade de mudança no contexto escolar.

Ler artigo "A necessidade de mudança no contexto escolar"

La narrativa del abordage narrativo en Mediación

Marinés Suares

Marinés Suares, Professora de Mediação Familiar do IMAP e principal pensadora da escola Sistémica de Mediação, apresenta-nos as princípais vantagens do modelo Circular-narrativo, comparando com a Escola de Harvard e com o modelo transformador de Bush e Folger.

Ler artigo "La narrativa del abordage narrativo en Mediación"

Las Particularidades de La Mediacion Empresarial

Juan Carlos Vezzulla

No Ano de 2001, Juan Carlos Vezzulla apresentou esta comunicação na III Conferência do Forum Mundial de Mediação na Sardenha. Leia para conhecer as principais particularidades e dificuldades da Mediação Comercial

Ler artigo "Las Particularidades de La Mediacion Empresarial"