Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

A Mediação

A Pré-mediação

Trata-se da entrevista ou entrevistas com os mediados, antes de ser iniciado o processo de mediação. A sua aplicação responde a duas exigências do Código de Ética do mediador.

  • A de informar os mediados, pormenorizadamente, em que consiste o processo da mediação e os seus custos;
  • A de prestar atenção ao problema que desejam resolver pela mediação para avaliar se é possível tratar o caso apresentado através deste procedimento.

Objectivos da pré-mediação:

  • Eliminar a adversariedade
  • Assumir absoluta responsabilidade pelo processo
  • Trabalhar em cooperação com a outra parte
  • Promover o respeito mútuo
  • Escutar atentamente o que cada um deseja
  • Fomentar a confiança mútua

Na pré-mediação deverá ficar esclarecido que:

  • O mediador não decide
  • O mediador não sugere soluções
  • O mediador não dá assessoria jurídica nem técnica.
  • O mediador conduz o diálogo
  • Promove o respeito
  • Investiga os reais interesses e desejos das partes envolvidas
  • Orienta-as para que procurem informações correctas sobre o que devem decidir
  • Orienta-as para que procurem aconselhamento legal sempre que necessário
  • Investiga para que as partes saibam quais são os reais conflitos
  • Intervém para que assumam juntas a responsabilidade de os resolver
  • Incentiva a criatividade dos clientes na busca de opções de solução
  • Aplica técnicas para que avaliem cuidadosamente cada uma das opções e escolham as melhores
  • Auxilia-os a analisar cada uma das opções escolhidas para ver qual ou quais são realizáveis e satisfazem todos os interesses em jogo
  • Avalia o acordo final para ver se é justo, equitativo e durável.

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