910583753 info@imap.pt

Curso de Mediação de Conflitos no âmbito dos Julgados de Paz

Objectivos

Pretende-se dotar os formandos dos conhecimentos elementares sobre a Mediação e a sua importância na abordagem pacífica da resolução de conflitos. Na formação da área da Mediação nos Julgados de Paz, as competências adquiridas pelos formandos vão permitir a aprendizagem e o desenvolvimento das técnicas necessárias que permitam detectar, prevenir e resolver situações de tensão e/ou de conflito no seio das relações interpessoais, procedendo com imparcialidade, independência e diligência.

 

Destinatários

Os candidatos deverão ser maiores de 25 anos e detentores de licenciatura. Caso algum candidato não reúna os requisitos, poderá a candidatura ser analisada e a decisão será tomada conjuntamente com o candidato.

Se estiver interessado nesta formação pode desde já preencher a ficha de pré-inscriçãopara ser contactado posteriormente.

 

Plano Curricular

Introdução à Mediação de Conflitos

  1. Aspectos Sociológicos. Aspectos Psicológicos
  2. O Conflito – Definição, características e estrutura do conflito
  3. Meios de Resolução de Conflitos – A arbitragem, a negociação, a conciliação, a mediação e os sistemas Multiportas
  4. Comunicação
  5. Negociação
  6. Introdução à Mediação
  7. Mediador: ser e saber

 

Módulo I — Processo de mediação adaptado ao contexto Julgados de Paz

 

Objectivo: Identificar e exercitar as diferentes etapas do processo de mediação através de simulações e casos práticos de modo a que os participantes saibam orientar e conduzir o desenrolar das sessões de mediação. 

 

  1. Etapas do processo de mediação

 

A — Investigação

1.1. Abertura

1.2. Escuta activa

1.3. Investigação dos interesses

1.4. Resumos, Reformulação Positiva, Metáforas

1.5. A importância das Emoções na Mediação

 

B — Administração

1.6 A Agenda

1.7. Criação de opções

1.8. Avaliação e escolha das soluções

1.9. Formalização do acordo

 

  1. Pré-Mediação

Módulo II — A mediação nos Julgados de Paz

 

Objectivo: Fornecer elementos sobre a especificidade dos serviços de mediação nos Julgados de Paz.

 

Módulo III — Campos de aplicação da mediação

 

Objectivo: Fornecer elementos relativos à importância que a mediação pode ter na prevenção e resolução de tensões em vários campos da sociedade.

 

  1. Os terrenos da mediação

1.1. A mediação como factor de prevenção

 

  1. Áreas de aplicação

2.1. Mediação familiar

2.2. Mediação comercial

2.3. Mediação organizacional

2.4. Mediação no âmbito penal

2.5. Mediação comunitária

2.6. Mediação escolar

2.7. Mediação laboral

 

Datas e Horário do Curso

Datas a definir a partir de Setembro próximo

Se estiver interessado nesta formação pode desde já preencher a ficha de pré-inscriçãopara ser contactado posteriormente.

 

Formadores

  • Juan Carlos Vezzulla

Coordenador Científico do Curso – Mediador de Conflitos – Presidente do Conselho Científico do IMAP – Ex Secretário-Geral do Fórum Mundial de Mediação – Coordenador do Conselho Assessor do Fórum Mundial de Mediação e do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA) – Presidente do Conselho Científico do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB) – Ex Coordenador Científico da Associação de Mediadores de Conflitos – Formador em Meios de Resolução de Conflitos – Formador designado pelo Ministério da Justiça de Portugal para ministrar cursos aos Mediadores Familiares e aos Mediadores dos Julgados de Paz no momento da sua criação – Formador de mediadores na Argentina, Brasil, Alemanha, Chile, Panamá, Paraguai, Portugal, México e Angola.

 

  • Célia Nóbrega Reis

Mediadora de Conflitos – Vice-Presidente da Direcção do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Docente Universitária – Advogada – Antiga Directora da Associação de Mediadores de Conflitos (2002-2005) – Formadora em Mediação de Conflitos – Vogal do Conselho de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos – Coordenadora e Orientadora de estágios em Mediação – Conferencista em diversos congressos e seminários sobre Mediação – Mediadora dos Serviços de Mediação Laboral do Ministério da Justiça – Mediadora dos Serviços de Mediação Familiar do Ministério da Justiça – Mediadora em Diversos Julgados de Paz – Coordenadora do Projecto de Mediação com Reclusos em parceria com a Associação “O Companheiro”.

 

  • Pedro Morais Martins

Mediador de Conflitos – Professor Universitário – Jurista – Consultor externo na área dos recursos humanos – Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Ex Presidente da Associação de Mediadores de Conflitos (2002-2005) – Formador em Mediação de Conflitos – Orientador de estágios em Mediação – Mediador dos Serviços de Mediação Laboral do Ministério da Justiça – Mediador dos Serviços de Mediação Familiar do Ministério da Justiça – Mediador em Diversos Julgados de Paz – Mediador do Centro de Mediação e Arbitragem do Sector Automóvel – Conferencista em diversos congressos e seminários sobre Mediação – Membro Associado do Forum Mundial de Mediação e do European Forum for Restorative Justice – Ex Coordenador dos Serviços de Mediação do Julgado de Paz de Lisboa – Editor da página de internet do IMAP – Coordenador dos Projectos de Mediação Escolar no Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa e no Agrupamento de escolas de Marvila.

 

  • Outros mediadores podem ser convidados pela instituição promotora da formação.

 

Organização/Informações

IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

Tel. 91 058 37 53 (Paula Matos)

Correio Electrónico: info@imap.pt