910583753 info@imap.pt

Curso breve ESCOLAS DE MEDIAÇÃO (OnLine) Nova Edição – Julho

 

  • OBJECTIVOS

No IMAP concebemos a mediação como uma proposta teórica de convívio social que organiza e orienta a nossa prática.

Desde a nossa fundação que temos privilegiado a investigação teórica numa permanente retro-alimentação com a prática, que vai exigindo mudanças significativas para nos podermos adequar às mudanças sociais, cada vez mais rápidas e profundas.

Para atendermos a esses desafios, consideramos que devemos, como mediadores/as, realizar intercâmbios com colegas que trabalham seguindo linhas teóricas diferentes, permitindo enriquecer os nossos conhecimentos e a nossa prática, e assim acolher melhor as necessidades apresentadas pelos mediados/as.

Consideramos que a abertura para integrar diferentes experiências nos possibilita a elaboração de um modelo integrador de diversos procedimentos e técnicas, numa interação que nos permite contar com opções que melhor desenvolvem as nossas habilidades e capacidades, visando um exercício profissional da mediação mais gratificante e efectivo.

Para isso contamos com a participação de colegas como Marinés Suares, referência mundial da Mediação Circular Narrativa, Adolfo Braga Neto, reconhecido internacionalmente pelo seu desenvolvimento da escola Transformativa e Laura Quiroz Colossio nome de referência da Mediação Associativa desenvolvida pelo Instituto de Mediação do México.

Pela nossa parte, apresentaremos a escola de Harvard, além de outras propostas que têm contribuído para enriquecer os nossos conceitos e a prática da mediação, como Lisa Parkinson, Aldo Morrone e outros/as que desenvolveram as suas visões teóricas e práticas particulares e que contribuíram para a integração de todas elas na Mediação Emancipadora e Responsável.

Apresentamos esta proposta de trabalho multidisciplinar para que, com a participação neste curso breve, nos sintamos enriquecidos como mediadores/as para um melhor exercício da nossa função.

 

  • DESTINATÁRIOS

Mediadores e outros profissionais interessados na área da Mediação

 

  • DURAÇÃO 15 horas

 

Preencher a ficha de inscrição

 

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Aula 1

Modelo de Harvard – Principais contributos:

  1. Contextualização Histórica: A Negociação Cooperativa;
  2. Posições e Motivações
  3. O Reconhecimento da existência do subjectivo
  4. A Agenda e a Criação de Opções
  5. A importância da informação antes da tomada de decisão
  6. A importância da Auto-Observação: Subir à galeria

 

Aula 2

Modelo Circular-Narrativo de Mediação:

  1. Modelos, Escolas e Abordagens
  2. Fundamento: A Mudança da Narrativa
  3. Os contributos da abordagem narrativa;
  4. Elementos da narrativa
    • Personagens
    • Enredo (Temas e sequências)
    • Valores
  5. Técnicas do modelo narrativo
    • Legitimação
    • Perguntas Circulares
    • Resumos
    • Externalização
    • Historia Alternativa

Aula 3

Modelo Transformativo

  1. Conflito
    • Elementos sobre sua complexidade e a Visão Transformativa do Conflito
    • Autocentramento – Fragilidade – Empoderamento – Reconhecimento
  1. Mediação
    • Introdução histórica e sua contextualização histórico-filosófica do enfoque da Mediação Transformativa
    • Conversa de Abertura
    • Interação Dialógica
    • Escuta Transformativa
    • Perguntas na Mediação
    • Elementos Emocionais na Mediação

Aula 4

Modelo Ecossistémico – Principais contributos:

  1. A análise detalhada do papel de cada elemento dentro do todo familiar
  2. O Ecograma para visualização global das diversas interacções dos elementos familiares

 

Mediação Apreciativa – Principais contributos:

  1. Trabalhar o que dá certo no relacionamento para esse modelo ser adaptado ao que não está a correr bem

 

Mediação Interdisciplinar – Principais contributos:

  1. Aconchegar a Crise: A importância do acolhimento na mediação
  2. A Reformulação Emocional como mecanismo de apropriação do relacionamento pelos intervenientes na mediação

 

Aldo Morrone – Principais contributos:

  1. O Trabalho com crianças na mediação
  2. Grupos de Pais e Grupos de Filhos!

Mediação Associativa:

  1. Inspiração e criação do modelo associativo;
  2. Concepção associativa e novas formas relacionais;
  3. O perfil do mediador associativo;
  4. Diálogos, habilidades e qualidades.
  5. O processo de Mediação Associativa;
  6. Âmbito de aplicação;
  7. A Mediação Associativa e a mudança social.

 

Aulas 5 e 6

Mediação Emancipadora e Responsável:

  • Como agregar os contributos das outras escolas dentro da Mediação Emancipadora e Responsável?
  • Informação sobre as bases conceituais da Mediação Emancipadora e Responsável
  • A Mediação para além do Procedimento
  • A Função do Mediador dentro da prática emancipatória
  • A Comunicação Ilusória e a Comunicação Simbólica
  • A pré-mediação como marco decisório para a adesão à Mediação

 

 

  • DATAS/HORÁRIO

          21H00-23H30 PT / 17H00-19H30 BR

Aula 1 Terça-feira / 14 julho Harvard
Aula 2 Quinta-feira / 16 julho Circular-Narrativo
Aula 3 Terça-Feira / 21 julho Transformativo
Aula 4 Quinta-feira / 23 julho Ecossistémico / Apreciativa / Morrone / Interdisciplinar / Associativa
Aula 5 Terça-Feira / 28 julho Emancipador e Responsável
Aula 6 Quinta-feira / 30 julho Emancipador e Responsável

 

  • CUSTO INSCRIÇÃO

PT – € 75,00 (Setenta e cinco euros)

BR – R$ 400,00 (Quatrocentos reais)

 

 

  • INSCRIÇÕES ABERTAS até 10 Julho 2020

Por favor preencher a ficha de inscrição

Os dados para pagamento serão enviados pelo IMAP após a recepção da inscrição.

 

 

FORMADORES

Juan Carlos Vezzulla

Mediador – Co-fundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola, Argentina, Brasil e Portugal – Medalha à Paz e à Concórdia outorgada pela Universidad de Sonora e o Instituto de Mediación de México (2008) – Autor de livros e artigos sobre mediação.

Pedro Morais Martins

Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.

Marinés Suares

Formadora em Mediação Familiar em diversos países (Argentina, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, México) – Mediadora Familiar – Autora das obras: Mediación, Conducción de Disputas, Comunicación y Técnicas (Editora Paidós, 1996), Mediando en Sistemas Familiares (Editora Paidós, 2002) e El Espejo de los Mediadores (Editora Paidós, Argentina, 2009).

Adolfo Braga Neto

Advogado, Mediador, Supervisor em Mediação, Instrutor do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Professor da UNiFOR – Universidade  de Fortaleza, Conselheiro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CAM-CCBC e da Câmara de Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP – CMA-FIESP/CIESP, Diretor de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições de Arbitragem e Mediação – CONIMA.

Rosimar Girão

Mediadora Judicial Sénior – Instrutora e supervisora em Mediação Judicial e Mediação Familiar, Certificada pelo CNJ/ENAM/TJRJ – Mediadora Organizacional, formada e certificada pela TRIGON Entwicklungsberatung/ IMO Brasil/ ECOSOCIAL – Mediadora e Instrutora Extrajudicial – Mediadora Familiar na Perspetiva Emancipadora e Responsável Formada pelo IMAP – Formação em Mediação familiar na Perspetiva Sistémica pelo MEDIANDO MARINES SUARES/Argentina – Mediadora Comunitária pela ENAM CEAD- UnB.

Laura I. Quiroz Colossio

Psicóloga, Professora em desenvolvimento educativa, doutoranda em negociação e mediação. Directora Académica do Instituto de Mediación de México. Designer de programas de mediação. Autora: “Los Métodos RAC en el ámbito escolar”, para el Programa de Capacitación y Actualización al Magisterio, 2004. “La construcción teórica de la ciencia de la mediación a partir de los modelos instrumentados existentes”, en la Ciencia de la mediación, 2015, Gorjón, F. y Pesqueira, J. “La medizione asociativa nelle scuole, Perché utilizzare queste modelo?” Italia, 2016, ed. Zona.

 

Organização/Informações

IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

PT – +351 91 058 37 53

BR – +55 22 99900-6020

Correio Electrónico: info@imap.pt

Preencher a ficha de inscrição