Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

Serviço IMAP – FORMAÇÃO PERMANENTE EM MEDIAÇÃO

 

 

 

 

 

 

NOVAS OPÇÕES PARA MEDIADORES

A FORMAÇÃO PERMANENTE EM MEDIAÇÃO

A situação atual de exigência vivida pelos mediadores, em geral, seja na actuação judicial ou extrajudicial,  é enorme.

Capacitados em cursos teórico-práticos limitados em duração e aproveitamento, os mediadores devem enfrentar situações que excedam as habilidades e capacidades desenvolvidas durante a formação.

Por isso, a partir da nossa experiência, desejamos atender essa situação, oferecendo  um trabalho de actualização e de aprendizagem permanente, a partir da reflexão sobre a prática e a revisão teórica, que permita o desenvolvimento da percepção do mediador e a sua capacidade de compreensão racional e sensível.

A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

Propomos encontros virtuais com um formador experiente que possa contribuir com os questionamentos e as referências teóricas que produzam o desejado crescimento profissional, exercendo a função de ser um mediador entre os mediadores e a mediação realizada.
Ou seja, procuramos produzir uma reflexão sobre o acontecido durante a mediação (fundamentalmente o escutado e a repercussão que essa escuta teve no mediador) para produzir uma re-significação do trabalho realizado, com uma subsequente nova compreensão da prática profissional.

Essa possibilidade de perceber o acontecido na mediação e a sua revisão teórica permitem compreender determinados fenómenos relacionais produzidos, que auxiliam a desenvolver melhor a capacidade de ser mediador.

A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E A ACTUALIZAÇÃO TEÓRICA

A própria reflexão dos mediadores sobre as dificuldades enfrentadas na prática profissional, também pode ser o ponto de partida para desenvolver temas teóricos e orientar a leitura para actualizar e complementar a capacitação. Uma maior compreensão teórica também desenvolve a capacidade de sermos melhores mediadores.

Escreva um comentário