Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO – Lisboa

 

 

 

 

 

 

DESTINATÁRIOS Mediadores de conflitos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Advogados, Solicitadores e outros profissionais interessados no tema.

DATAS/HORÁRIO 26, 29 Maio e 2 Junho 2015 (mais uma data a definir), das 18h30 às 22h30. A data será definida sob o consenso de todos os participantes, no início do curso.

DURAÇÃO 16 horas

PROGRAMA

a)     Os elementos da narrativa: Personagens; Funções/Papéis; Temas; Valores; Sequência.

b)     Fundamentos do modelo narrativo de Mediação: Contributos dos participantes nas conferências Macy (realizadas entre 1946 e 1953); Michel Foucault; Jerome Brunner; Michael White; Sara Cobb; Marinés Suares.

c)     Tipos de narrativa: Aberta; Fechada; Autopoiética; Plástica.

d)     Técnicas específicas do modelo narrativo:

I. História alternativa;

II. Externalização;

III. Pergunta do Milagre;

IV. Equipa reflexiva;

V. Construção do Genograma;

VI. Linha do tempo;

VII. Pergunta Circular;

VIII. Pergunta Aberta – Trabalhar “Semáforos”

IX. Parafraseio

X. Legitimação

 

LOCAL DE FORMAÇÃO Oficinas de S. José – Salesianos de Lisboa, nos Prazeres, Campo de Ourique (dispõe de parque de estacionamento)

 

CUSTO INSCRIÇÃO 120,00 euros (alunos e antigos alunos do IMAP); 135,00 euros (restantes inscritos)

 

INSCRIÇÕES ABERTAS até 22 Maio

Para se inscrever, por favor envie mail para info@imap.pt, com os seguintes elementos: nome, morada, telemóvel, endereço electrónico, n.º de contribuinte.

A inscrição será confirmada no acto do pagamento (os dados para o efectuar serão enviados via mail após a recepção da inscrição).

 

FORMADOR

Pedro Morais Martins

Mediador de Conflitos – Professor Universitário – Jurista – Consultor externo na área dos recursos humanos – Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Ex Presidente da Associação de Mediadores de Conflitos (2002-2005) – Formador em Mediação de Conflitos – Orientador de estágios em Mediação – Mediador dos Serviços de Mediação Laboral do Ministério da Justiça – Mediador dos Serviços de Mediação Familiar do Ministério da Justiça – Mediador em Diversos Julgados de Paz – Mediador do Centro de Mediação e Arbitragem do Sector Automóvel – Conferencista em diversos congressos e seminários sobre Mediação – Membro Associado do Fórum Mundial de Mediação e do European Forum for Restorative Justice – Ex Coordenador dos Serviços de Mediação do Julgado de Paz de Lisboa – Editor da página de internet do IMAP – Coordenador dos Projectos de Mediação Escolar no Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, Agrupamento de Escolas de Almeirim, Agrupamento de Escolas Maria Veleda (Santo António dos Cavaleiros) e no Agrupamento de escolas de Marvila.

 

 

Escreva um comentário