Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

Actividades (Histórico)

  • 15 e 16 de Dezembro de 2008
    A comissão Europeia lançou um projecto regional no campo da justiça para a área do mediterrâneo entre Janeiro de 2008 e Janeiro de 2011. Os beneficiários deste projecto são a Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia. Maria da Conceição Oliveira, Presidente da nossa instituição, está integrou um grupo de trabalho da Comissão Europeia que se reuniu em Ljubljana, capital da Eslovénia. O tema dessa reunião foi “Alternative dispute settlement on Cross-Border family conflicts. International comparative analysis on this topic regarding the quality of mediation schemes”.
  • 4 e 5 de Dezembro de 2008
    A Presidente do IMAP, Maria da Conceição Oliveira, deslocou-se a Odessa (Ucrânia) para apresentar uma conferência sobre a utilização dos Meios Complementares de Resolução de Conflitos em matérias comerciais. Esta conferência realizou-se nos dias 4 e 5 de Dezembro com o intuito de comemorar os 200 anos do primeiro tribunal comercial na Ucrânia e conta com o apoio do Conselho da Europa.
  • 10 a 15 de Novembro de 2008
    Realizou-se em La Paz, capital da Bolívia, o IV Congresso mundial de Mediação.
    O IMAP é uma das entidades que apoiou a organização deste importante congresso e o nosso Coordenador Científico, Juan Carlos Vezzulla, esteve presente na oficina dedicada ao tema “Lineamientos teórico prácticos de la mediación e fez uma comunicação ao congresso sobre “Mediación y acceso a la justicia“.
  • 3 de Novembro a 18 de Dezembro de 2008
    Curso de Mediação de Conflitos em Lisboa reconhecido pelo Ministério da Justiça.
  • 30 de Outubro de 2008
    Juan Carlos Vezzulla, foi agraciado com a medalha da Paz e Concórdia do Congresso Nacional de Mediação no México. Esta medalha é o reconhecimento pelo esforço e dedicação para com a Mediação, paz, concórdia e melhoria do relacionamento entre as pessoas.
  • 27 a 31 de Outubro de 2008
    Realizou-se em Mérida (Estado do Yucatán no México), o VIII Congresso Nacional de Mediação do México subordinado ao tema “Una Via Hacia La Cultura De La Paz”. O IMAP foi uma das entidades que apoiou a organização deste importante congresso e o nosso Coordenador Científico, Juan Carlos Vezzulla, apresentou a oficina dedicada ao tema “Construyendo entre vecinos redes solidarias y comprometidas socialmente” e fez uma comunicação ao congresso sobre “Mediación comunitaria, la recuperación de lazos solidarios en las comunidades indígenas y en las zonas de convivencia urbana”.
  • 10 de Outubro a 13 de Dezembro de 2008
    Realizou-se a I edição do curso de Mediação de conflitos do IMAP em Leiria com reconhecimento do Ministério da Justiça.
  • 6 e 7 de Outubro de 2008
    No âmbito do “Programa conjunto entre a Comissão Europeia e o Conselho da Europa para a Moldávia” e na qualidade de consultora desta organização internacional, a Presidente o IMAP, Maria da Conceição Oliveira, ministrou, em Chisinau, o módulo inicial de um curso de formação para mediadores.
  • 2 de Outubro de 2008
    A Presidente do IMAP, Maria da Conceição Oliveira, participou como membro do Júri designado pela Comissão Europeia e pelo Conselho da Europa, na selecção do vencedor da edição de 2008 do “Prémio Balança de Cristal da Justiça”.
  • 15 e 16 de Setembro de 2008
    O IMAP capacitou os técnicos que vão prestar esclarecimentos e fazer a triagem do casos apresentados no projecto Infojus.
  • 15 de Setembro a 30 de Outubro de 2008
    Realizou-se a 6.ª Edição do curso básico de Mediação de Conflitos no Porto com reconhecimento do Ministério da Justiça.
  • 4 de Setembro de 2008
    Tiveram início os estágios supervisionados do IMAP. Após 5 anos de trabalho intenso, conseguimos desenvolver os estágios proporcionando aos nossos alunos experiência prática, supervisionada por profissionais com 7 anos de experiência e coordenados por Juan Carlos Vezzulla
  • 22 de Agosto a 14 de Setembro de 2008
    Juan Carlos Vezzulla, Presidente do Conselho Científico do IMAP trabalha como consultor nomeado pela União Europeia com a missão de desenvolver os Meios Alternativos de Mediação de Conflitos no Panamá.
  • 25 e 26 de Julho 2008
    Em conjunto com a AMC, o IMAP é umas das entidades escolhidas pelo Ministério da Justiça para leccionar o módulo “Mediação de Conflitos” no curso para Juízes de Paz
  • 14 de Julho de 2008
    Inauguração do Infojus pelo Ministro da Justiça nas Caldas da Rainha. O IMAP é a entidade responsável pelos Serviços de Mediação e pela formação de Mediadores, Técnicos de atendimento do Posto Infojus e nas Câmaras Municipais.
  • 30 de Junho a 3 de Julho de 2008
    Seminário de Aldo Morrone no Porto para os Mediadores da zona norte do Sistema de Mediação Familiar numa organização conjunta da nossa instituição com o Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça.
  • 24 a 27 de Junho de 2008
    Seminário de Aldo Morrone em Lisboa para os Mediadores da zona sul do Sistema de Mediação Familiar numa organização conjunta da nossa instituição com o Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça.
  • 30 e 31 de Maio de 2008
    Seminário de Mediação Familiar, realizado em Lisboa com a presença, entre outros, como oradores de Daniel Bustelo, Marines Suares, Lisa Parkinson, Lidercy Aldenucci e Juan Carlos Vezzulla.
  • De 19 de Maio a 17 de Julho de 2008
    Curso de Especialização em Mediação Familiar do Porto reconhecida pelo Ministério da Justiça que contou com o seguinte corpo docente: Juan Carlos Vezzulla, Daniel Bustelo, Lisa Parkinson, Marines Suares e Aldo Morrone.
  • De 16 de Maio a 13 de Julho de 2008
    Curso Básico de Mediação de Conflitos de Faro com o apoio da Concórdia e reconhecido pelo Ministério da Justiça.
  • De 12 de Maio a 10 de Julho de 2008
    Curso de Especialização em Mediação Familiar de Lisboa reconhecida pelo Ministério da Justiça que contou com o seguinte corpo docente: Juan Carlos Vezzulla, Daniel Bustelo, Lisa Parkinson, Marines Suares e Aldo Morrone.
  • 22 e 23 de Abril de 2008
    A convite da Direcção-Geral de Direitos Humanos e Assuntos Jurídicos do Conselho da Europa, a Presidente do IMAP, Maria da Conceição Oliveira participou em Chisinau, Moldávia, numa reunião com vista ao desenvolvimento da mediação e de outros métodos de resolução de conflitos nesse Estado.
  • De 17 a 19 de Abril de 2008
    Juan Carlos Vezzulla apresentar uma comunicação na conferência de Verona do European Forum For Restorative Justice
  • De 5 de Março a 10 de Maio de 2008
    Curso de Mediação de Conflitos em Lisboa com o apoio da Concórdia e reconhecido pelo Ministério da Justiça. Este curso decorreu nas instalações do GRAL.
  • 21 de Fevereiro de 2008
    Seminário de Franco Conforti sobre Mediação apreciativa realizado no Porto.
  • 20 de Fevereiro de 2008
    Seminário de Franco Conforti sobre Mediação apreciativa realizado nas instalações do GRAL em Lisboa.
  • 16 de Fevereiro de 2008
    Seminário de Franco Conforti sobre Mediação apreciativa realizado no Porto.
  • De 9 de Janeiro e 1 de Março de 2008
    Curso de Mediação de Conflitos do Porto com o apoio da Concórdia e reconhecido pelo Ministério da Justiça.
  • 7 de Dezembro de 2007
    Palestra de Pedro Morais Martins na Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria) sobre a temática “Outras formas de resolução extrajudicial de litígios”.
  • 30 de Novembro de 2007
    Palestra de Célia Nóbrega Reis na Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria) sobre a temática “A Mediação Laboral”.
  • 28 de Novembro de 2007
    Entrevista a Pedro Morais Martins, na TSF, sobre o Sistema de Mediação Familiar do Ministério da Justiça-
  • De 19 de Novembro a 24 de Novembro de 2007
    Participação no VII Congresso Nacional de Mediação do México subordinado ao tema “Una Via Hacia La Cultura De La Paz”. Juan Carlos Vezzulla, esteve presente na oficina dedicada ao tema “Mediación comunitaria: Comunidades vulnerables y prevención del delito” e fez uma comunicação ao congresso sobre “La mediación como política pública del bienestar social”.
  • 16 e 17 de Novembro de 2007
    A convite do Conselho da Europa e do Centro Científico e Metodológico para a Mediação e o Direito da Federação Russa, a Presidente do IMAP, Maria da Conceição Oliveira participou, na qualidade de perita, na “Conferência Internacional sobre Mediação: Meios Alternativos de Resolução de Litígios e a sua relevância para o desenvolvimento dos negócios e da ética social.”
  • 16 de Novembro de 2007
    Palestra de Juan Carlos Vezzulla na Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria) sobre “A Mediação como forma extrajudicial de resolução de litígios”
  • De 17 de Outubro a 15 de Dezembro de 2007
    Curso de Mediação de conflitos em Lisboa reconhecido pelo Ministério da Justiça. Este curso decorreu nas instalações do GRAL.
  • 9 de Outubro de 2007
    Conferência de Maria da Conceição Oliveira sobre “A mediação de conflitos num contexto de desenvolvimento da eficiência da Justiça e de reforço dos direitos humanos – a perspectiva do Conselho da Europa”. Esta conferência realizou-se nas instalações do GRAL.
  • 25 de Setembro de 2007
    Conferência em Lisboa subordinada ao tema “Mediação e Controle Social: a mediação no campo penal e com adolescentes” proferida pelo Prof. Doutor Alexandre Moraes Rosa. Esta conferência realizou-se nas instalações do GRAL.
  • 21 de Setembro de 2007
    Conferência no Porto de Célia Nóbrega Reis subordinada ao tema “Mediação, Mediação Familiar e Mediação Laboral”. Esta conferência realizou-se no âmbito da comemoração dos 80 anos da Câmara dos Soliciitadores.
  • 13 de Setembro de 2007
    Conferência no Porto subordinada ao tema “Mediação e Controle Social: a mediação no campo penal e com adolescentes” proferida pelo Prof. Doutor Alexandre Moraes Rosa
  • De 27 de Junho a 1 de Julho de 2007
    Pedro Morais Martins participou na II Summer School do European Forum For Restaurative Justice realizada em Riga (Letónia).
  • 17 de Maio de 2007
    Conferência de Juan Carlos Vezzulla na abertura do Centro de Mediação e Arbitragem de Óbidos (CEMEAR Óbidos).
  • De 14 de Maio a 7 de Julho de 2007
    Curso de Especialização em Mediação Familiar no Porto reconhecido pelo Ministério da Justiça.
  • De 7 de Maio a 4 de Julho de 2007
    Curso de Especialização em Mediação Familiar em Lisboa reconhecido pelo Ministério da Justiça.
  • 2 e 3 de Abril de 2007
    Maria da Conceição Oliveira, participou, na qualidade de perita, na 3ª reunião do Grupo de Trabalho criado no âmbito da Comissão Europeia para a Eficiência na Justiça (CEPEJ-GT-MED)
  • De 5 de Março a 1 de Maio de 2007
    Curso de Mediação de Conflitos do Porto com o apoio da Concórdia e reconhecido pelo Ministério da Justiça.
  • 24 a 25 de Janeiro de 2007
    Conferência de Juan Carlos Vezzulla no Seminário Internacional sobre Mediação de Conflitos que decorreu em Aveiro.
  • De 22 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2007
    Curso de Mediação de Conflitos de Coimbra em parceria com a JURISolve (reconhecido pelo Ministério da Justiça).
  • 11 de Dezembro de 2006
    Conferência em Pristina (Kosovo), a convite do Governo do Canadá e Conselho da Europa, proferida por Maria da Conceição Oliveira sobre o tema “Meios Alternativos de Resolução de Conflitos” no âmbito do “projecto de desenvolvimento do Estado de Direito”.
  • 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2006
    Participação no congresso internacional realizado em Granada subordinado ao tema “”Hacia una cultura de paz y no violencia”.
  • 24 de Novembro de 2006
    Conferência proferida por Célia Nóbrega Reis sobre o tema: “Implicações jurídicas e sociológicas da Mediação” no âmbito do Encontro/Reflexão: “Resolução Alternativa de Conflitos: Mediação”, organizado pela Psicativa, CRL em Parceria com o Instituto de Reinserção Social de Alcobaça
  • 20 a 22 de Novembro de 2006
    Segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre Mediação no âmbito do CEPEJ (Comissão Europeia para a eficiência da Justiça) no âmbito do Conselho da Europa com a participação como perita de Maria da Conceição Oliveira, Presidente do IMAP.
  • 8 a 13 de Novembro de 2006
    Participação no II Congresso Mundial de Mediação que decorreu na cidade mexicana de Victoria., com intervenções na oficina dedicada ao tema “La participación de la ciudadanía en la construcción de sociedades seguras” e na palestra dedicada ao tema “Diálogos filosóficos: Ontología de la mediación y cambio social” através de Juan Carlos Vezzulla.
  • 6 de Novembro a 19 de Dezembro de 2006
    Curso de Mediação de Conflitos de Lisboa (reconhecido pelo Ministério da Justiça).
  • 30 de Outubro de 2006
    Assinatura dos Protocolos que criaram o INFOJUS e do CEMEARÓBIDOS. Estes protocolos foram ainda assinados pelo Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados, Concórdia, Associação Forense do Oeste, Câmara Municipal de Óbidos, Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Câmara Municipal de Rio Maior, Câmara Municipal do Bombarral e Câmara Municipal de Peniche.
  • 25 de Outubro de 2006
    Palestra proferida por Pedro Morais Martins, no âmbito do I Seminário do Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em contexto Escolar, promovido pela Universidade Lusófona do Porto.
  • 24 a 26 de Outubro de 2006
    Participação no “FORO IBEROAMERICANO: MEDIACION Y RESOLUCION DE CONFLICTOS” que se realizou em Santiago do Chile. A nossa instituição foi representada pelo Presidente do Conselho Científico, Juan Carlos Vezzulla.
  • 19 e 20 de Outubro de 2006
    Acção de formação para o Conselho Regional de Advogados do Sudeste da Europa sobre a mediação na área civil e penal em Zagreb (Croácia) pela Presidente do IMAP, Maria da Conceição Oliveira.
  • 7 de Outubro de 2006
    Reunião técnica sobre Mediação Laboral realizada no Hotel Vila Galé do Porto.
  • 2 de Outubro a 3 de Novembro de 2006
    Curso de Mediação de Conflitos de Coimbra em parceria com a JURISolve (reconhecido pelo Ministério da Justiça).
  • 11 a 30 de Setembro de 2006
    Curso de Mediação Laboral de Lisboa (reconhecido pelo Ministério da Justiça).
  • 4 a 23 de Setembro de 2006
    Curso de Mediação Laboral de Lisboa (reconhecido pelo Ministério da Justiça).
  • 14 de Julho de 2006
    Segundo módulo do Curso Prático – Resolução de Conflitos na Construção Civil organizado em conjunto com a Verlag Dashöfer
  • 6 de Julho de 2006
    Reunião técnica em Lisboa sobre Mediação nos Julgados de Paz, Mediação Escolar e Sistema Multiportas
  • 15 a 17 de Junho de 2006
    Participação na na quarta conferência do European Forum for Restorative Justice – RESTORATIVE JUSTICE AND BEYOND – AN AGENDA FOR EUROPE
  • 9 de Junho de 2006
    Primeiro módulo do Curso Prático – Resolução de Conflitos na Construção Civil organizado em conjunto com a Verlag Dashöfer
  • 1 de Junho a 1 de Julho de 2006
    Curso de Mediação de Conflitos do Porto com o apoio da Concórdia
  • 2 de Maio a 9 de Junho de 2006
    Curso de Mediação de Conflitos em Lisboa com o apoio da Concórdia
  • 29 de Abril de 2006
    Conferência de Maria da Conceição Oliveira sobre Mediação Familiar em Portugal e de Pedro Morais Martins sobre a Importância da Formação na Mediação Familiar proferidas nas primeiras jornadas de divulgação familiar organizadas pela Fundação Vieira Gomes em Braga
  • 13 de Março a 8 de Abril de 2006
    Curso de Mediação de Conflitos nas Caldas da Rainha em Parceria com a Associação Forense do Oeste e Concórdia.
  • 8 de Março de 2006
    Conferência para o Internacional Institute for Research Sobre Mediação e Ética (Juan Carlos Vezzulla e Pedro Morais Martins)
  • 7 a 10 de Março de 2006
    Participação de Maria da Conceição Oliveira no grupo de trabalho sobre Mediação, no âmbito dos trabalhos da Comissão Europeia para a Eficiência da Justiça, que funciona sobre a égide do Conselho da Europa.
  • 3 de Março de 2006
    Conferência do Prof. Juan Carlos Vezzulla sobre Justiça Restaurativa e Mediação Penal organizada pelo Ministério da Justiça (Local: Centro de Estudos Judiciários).
  • 21 de Fevereiro de 2006
    Encontro temático “Mediação de Conflitos” no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (Célia Nóbrega Reis, Maria da Conceição Oliveira e Pedro Morais Martins).
  • 16 de Fevereiro de 2006
    Conferência sobre Julgados de Paz na Delegação de Loures da Ordem dos Advogados (Pedro Morais Martins)
  • 14 de Fevereiro de 2006
    Encontro temático “Mediação de Conflitos” no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (Célia Nóbrega Reis, Maria da Conceição Oliveira e Pedro Morais Martins).
  • 7 de Fevereiro de 2006
    Encontro temático “Mediação de Conflitos” no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (Célia Nóbrega Reis, Maria da Conceição Oliveira e Pedro Morais Martins).
  • 1 de Fevereiro de 2006
    Conferência na Câmara Municipal de Sintra sobre Julgados de Paz (Maria da Conceição Oliveira)
  • 25 Novembro de 2005
    Conferência na Câmara Municipal de Lisboa (Maria da Conceição Oliveira)
  • 11 Novembro de 2005
    Conferência na Ordem dos Engenheiros (Pedro Morais Martins)
  • 26 Outubro de 2005
    Participação no Workshop “STRUCTURING THE LANDSCAPE OF RESTORATIVE JUSTICE THEORY” em Maastricht (Holanda)
  • 17 Outubro de 2005
    Constituição do IMAP