Esta edição está esgotada. Mas a boa notícia é que temos uma nova edição em Julho.
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Curso breve ESCOLAS de MEDIAÇÃO (On Line) Nova edição – Julho
- OBJECTIVOS
No IMAP concebemos a mediação como uma proposta teórica de convívio social que organiza e orienta a nossa prática.
Desde a nossa fundação que temos privilegiado a investigação teórica numa permanente retro-alimentação com a prática, que vai exigindo mudanças significativas para nos podermos adequar às mudanças sociais, cada vez mais rápidas e profundas.
Para atendermos a esses desafios, consideramos que devemos, como mediadores/as, realizar intercâmbios com colegas que trabalham seguindo linhas teóricas diferentes, permitindo enriquecer os nossos conhecimentos e a nossa prática, e assim acolher melhor as necessidades apresentadas pelos mediados/as.
Consideramos que a abertura para integrar diferentes experiências nos possibilita a elaboração de um modelo integrador de diversos procedimentos e técnicas, numa interação que nos permite contar com opções que melhor desenvolvem as nossas habilidades e capacidades, visando um exercício profissional da mediação mais gratificante e efectivo.
Para isso contamos com a participação de colegas como Marinés Suares, referência mundial da Mediação Circular Narrativa, e Adolfo Braga Neto, reconhecido internacionalmente pelo seu desenvolvimento da escola Transformativa.
Pela nossa parte, apresentaremos a escola de Harvard, além de outras propostas que têm contribuído para enriquecer os nossos conceitos e a prática da mediação, como Lisa Parkinson, Aldo Morrone e outros/as que desenvolveram as suas visões teóricas e práticas particulares e que contribuíram para a integração de todas elas na Mediação Emancipadora e Responsável.
Apresentamos esta proposta de trabalho multidisciplinar para que, com a participação neste curso breve, nos sintamos enriquecidos como mediadores/as para um melhor exercício da nossa função.
- DESTINATÁRIOS
Mediadores e outros profissionais interessados na área da Mediação
- DURAÇÃO 15 horas
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- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1
Modelo de Harvard – Principais contributos:
- Contextualização Histórica: A Negociação Cooperativa;
- Posições e Motivações
- O Reconhecimento da existência do subjectivo
- A Agenda e a Criação de Opções
- A importância da informação antes da tomada de decisão
- A importância da Auto-Observação: Subir à galeria
Aula 2
Modelo Circular-Narrativo de Mediação:
- Modelos, Escolas e Abordagens
- Fundamento: A Mudança da Narrativa
- Os contributos da abordagem narrativa;
- Elementos da narrativa
- Personagens
- Enredo (Temas e sequências)
- Valores
- Técnicas do modelo narrativo
- Legitimação
- Perguntas Circulares
- Resumos
- Externalização
- Historia Alternativa
Aula 3
Modelo Ecossistémico – Principais contributos:
- A análise detalhada do papel de cada elemento dentro do todo familiar
- O Ecograma para visualização global das diversas interacções dos elementos familiares
Mediação Apreciativa – Principais contributos:
- Trabalhar o que dá certo no relacionamento para esse modelo ser adaptado ao que não está a correr bem
Mediação Interdisciplinar – Principais contributos:
- Aconchegar a Crise: A importância do acolhimento na mediação
- A Reformulação Emocional como mecanismo de apropriação do relacionamento pelos intervenientes na mediação
Aldo Morrone – Principais contributos:
- O Trabalho com crianças na mediação
- Grupos de Pais e Grupos de Filhos!
Aula 4
Modelo Transformativo
- Conflito
- Elementos sobre sua complexidade e a Visão Transformativa do Conflito
- Autocentramento – Fragilidade – Empoderamento – Reconhecimento
- Mediação
- Introdução histórica e sua contextualização histórico-filosófica do enfoque da Mediação Transformativa
- Conversa de Abertura
- Interação Dialógica
- Escuta Transformativa
- Perguntas na Mediação
- Elementos Emocionais na Mediação
Aulas 5 e 6
Mediação Associativa:
- Inspiração e criação do modelo associativo;
- Concepção associativa e novas formas relacionais;
- O perfil do mediador associativo;
- Diálogos, habilidades e qualidades.
- O processo de Mediação Associativa;
- Âmbito de aplicação;
- A Mediação Associativa e a mudança social.
Mediação Emancipadora e Responsável:
- Como agregar os contributos das outras escolas dentro da Mediação Emancipadora e Responsável?
- Informação sobre as bases conceituais da Mediação Emancipadora e Responsável
- A Mediação para além do Procedimento
- A Função do Mediador dentro da prática emancipatória
- A Comunicação Ilusória e a Comunicação Simbólica
- A pré-mediação como marco decisório para a adesão à Mediação
- DATAS/HORÁRIO
21H00-23H30 PT / 17H00-19H30 BR
Aula 1 | Terça-feira / 16 junho | Harvard |
Aula 2 | Quinta-feira / 18 junho | Circular-Narrativo |
Aula 3 | Terça-Feira / 23 junho | Ecossistémico / Apreciativa / Morrone / Interdisciplinar |
Aula 4 | Quinta-feira / 25 junho | Transformativo |
Aula 5 | Terça-Feira / 30 junho | Associativa / Emancipador e Responsável |
Aula 6 | Quinta-feira / 2 julho | Emancipador e Responsável |
- CUSTO INSCRIÇÃO
PT – € 75,00 (Setenta e cinco euros)
BR – R$ 400,00 (Quatrocentos reais)
- INSCRIÇÕES ABERTAS até 12 Junho
Por favor preencher a ficha de inscrição
Os dados para pagamento serão enviados pelo IMAP após a recepção da inscrição.
FORMADORES
Juan Carlos Vezzulla
Mediador – Co-fundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola, Argentina, Brasil e Portugal – Medalha à Paz e à Concórdia outorgada pela Universidad de Sonora e o Instituto de Mediación de México (2008) – Autor de livros e artigos sobre mediação.
Pedro Morais Martins
Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.
Marinés Suares
Formadora em Mediação Familiar em diversos países (Argentina, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, México) – Mediadora Familiar – Autora das obras: Mediación, Conducción de Disputas, Comunicación y Técnicas (Editora Paidós, 1996), Mediando en Sistemas Familiares (Editora Paidós, 2002) e El Espejo de los Mediadores (Editora Paidós, Argentina, 2009).
Adolfo Braga Neto
Advogado, Mediador, Supervisor em Mediação, Instrutor do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Professor da UNiFOR – Universidade de Fortaleza, Conselheiro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CAM-CCBC e da Câmara de Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP – CMA-FIESP/CIESP, Diretor de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições de Arbitragem e Mediação – CONIMA.
Rosimar Girão
Mediadora Judicial Sénior – Instrutora e supervisora em Mediação Judicial e Mediação Familiar, Certificada pelo CNJ/ENAM/TJRJ – Mediadora Organizacional, formada e certificada pela TRIGON Entwicklungsberatung/ IMO Brasil/ ECOSOCIAL – Mediadora e Instrutora Extrajudicial – Mediadora Familiar na Perspetiva Emancipadora e Responsável Formada pelo IMAP – Formação em Mediação familiar na Perspetiva Sistémica pelo MEDIANDO MARINES SUARES/Argentina – Mediadora Comunitária pela ENAM CEAD- UnB.
Laura I. Quiroz Colossio
Psicologa, Professora em desenvolvimento educativa, doutoranda em negociação e mediação. Directora Académica do Instituto de Mediación de México. Designer de programas de mediação. Autora: “Los Métodos RAC en el ámbito escolar”, para el Programa de Capacitación y Actualización al Magisterio, 2004. “La construcción teórica de la ciencia de la mediación a partir de los modelos instrumentados existentes”, en la Ciencia de la mediación, 2015, Gorjón, F. y Pesqueira, J. “La medizione asociativa nelle scuole, Perché utilizzare queste modelo?” Italia, 2016, ed. Zona.
Organização/Informações
IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal
PT – +351 91 058 37 53
BR – +55 22 99900-6020
Correio Electrónico: info@imap.pt
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