TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO NO MODELO CIRCULAR-NARRATIVO (SISTÉMICO)
Datas/Horário: 11, 12 e 13 Dezembro 2017, das 18h30 às 22h30.
Duração: 12 horas
Destinatários: Mediadores de conflitos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Advogados, Solicitadores e outros profissionais interessados no tema.
Programa:
- a)Os elementos da narrativa: Personagens; Funções/Papéis; Temas; Valores; Sequência.
- b)Fundamentos do modelo narrativo de Mediação: Contributos dos participantes nas conferências Macy (realizadas entre 1946 e 1953); Michel Foucault; Jerome Brunner; Michael White; Sara Cobb; Marinés Suares.
- c)Tipos de narrativa: Aberta; Fechada; Autopoiética; Plástica.
- d)Técnicas específicas do modelo narrativo:
- História alternativa;
- Externalização;
III. Pergunta do Milagre;
- Equipa reflexiva;
- Construção do Genograma;
- Linha do tempo;
VII. Pergunta Circular;
VIII. Pergunta Aberta – Trabalhar “Semáforos”
- Parafraseio
- Legitimação
Local: Lisboa (Oficinas de S. José – Salesianos de Lisboa, nos Prazeres)
Custo inscrição: 90,00 euros (alunos e antigos alunos do IMAP); 110,00 euros (restantes inscritos)
INSCRIÇÕES ABERTAS até 7 Dez. 2017
Para se inscrever, por favor envie mail para info@imap.pt, com os seguintes elementos: nome, morada, telemóvel, endereço electrónico, n.º de contribuinte.
A inscrição será confirmada no acto do pagamento (os dados para o efectuar serão enviados via mail após a recepção da inscrição).
FORMADOR
Pedro Morais Martins
Mediador de Conflitos – Professor Universitário – Jurista – Consultor externo na área dos recursos humanos – Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Ex Presidente da Associação de Mediadores de Conflitos (2002-2005) – Formador em Mediação de Conflitos – Orientador de estágios em Mediação – Mediador dos Serviços de Mediação Laboral do Ministério da Justiça – Mediador dos Serviços de Mediação Familiar do Ministério da Justiça – Mediador em Diversos Julgados de Paz – Mediador do Centro de Mediação e Arbitragem do Sector Automóvel – Conferencista em diversos congressos e seminários sobre Mediação – Membro Associado do Fórum Mundial de Mediação e do European Forum for Restorative Justice – Ex Coordenador dos Serviços de Mediação do Julgado de Paz de Lisboa – Editor da página de internet do IMAP – Coordenador dos Projectos de Mediação Escolar no Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, Agrupamento de Escolas de Almeirim, Agrupamento de Escolas Maria Veleda (Santo António dos Cavaleiros) e no Agrupamento de escolas de Marvila.
Organização/Informações
IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal
Tel. 91 058 37 53 (Paula Matos)
Correio Electrónico: info@imap.pt