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Curso de MEDIAÇÃO ESCOLAR (OnLine)

  • OBJECTIVOS

No IMAP concebemos a mediação como uma proposta teórica de convívio social que organiza e orienta a nossa prática.

Desde a nossa fundação que temos privilegiado a investigação teórica numa permanente retroalimentação com a prática, que vai exigindo mudanças significativas para nos podermos adequar às mudanças sociais, cada vez mais rápidas e profundas.

A Mediação em contexto escolar procura trabalhar a organização como um todo envolvendo toda a comunidade escolar, propondo uma concepção democrática do funcionamento através da participação de todos os intervenientes, procurando que analisem as suas condutas e em que medida estas possam ter influência na conduta dos outros.

A escola será um espaço de diálogo e de aprendizagem, não apenas de competências técnicas mas também relacionais, para permitir o visionamento da mediação como uma proposta de convívio que deverá saltar os muros da escola e ser disseminada por toda a estrutura social, servindo a escola como trampolim para que tal seja possível.

 

  • DESTINATÁRIOS

15 vagas para Mediadores e outros profissionais interessados na área da Mediação.

 

  • DURAÇÃO 12 horas

 

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  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  1. A Infância e a adolescência:
    1. Aspectos psicossociais;
    2. Presença na Família;
    3. Presença na Sociedade;
  2. A Organização:
    1. Como comunicamos?
    2. Como decidimos?
    3. Trabalho organizacional: Trabalhar a organização como um todo.

 

  1. Etapas do processo de criação de um projecto em mediação em contexto escolar

3.1. — Sensibilização

3.1.1. Direcção e outros órgãos dirigentes

3.1.2. Professores

3.1.3. Assistentes operacionais

3.1.4. Comunidade directamente ligada à escola

3.1.5. Pais

3.1.6. Alunos

3.2. — Formação

3.2.1 Professores

3.2.2. Alunos

3.2.3. Preparação de material para os diversos elementos e acções a realizar na escola.

3.2.4 Como organizar um gabinete de Mediação Escolar.

3.3. – A Mediação em Contexto Escolar

3.3.1. O trabalho organizacional: Trabalhar a organização como um todo.

3.3.2. O papel do Mediador dentro da estrutura escolar.

3.3.3. Tipos de conflitualidade escolar.

  • DATAS/HORÁRIO

          20H30-22H30 PT | 17H30-19H30 BR

Aula 1   Terça-feira   10 novembro
Aula 2   Quinta-feira   12 novembro
Aula 3   Terça-Feira   17 novembro
Aula 4   Quinta-feira   19 novembro
Aula 5   Terça-Feira   24 novembro
Aula 6   Quinta-feira   26 novembro

 

  • CUSTO INSCRIÇÃO

PT – € 65,00 (Sessenta e cinco euros)

BR – R$ 350,00 (Trezentos e cinquenta reais)

 

  • INSCRIÇÕES ABERTAS até 06 novembro

Por favor preencher a ficha de inscrição

Os dados para pagamento serão enviados pelo IMAP após a recepção da inscrição.

 

FORMADORES

Juan Carlos Vezzulla

Mediador – Co-fundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola, Argentina, Brasil e Portugal – Medalha à Paz e à Concórdia outorgada pela Universidad de Sonora e o Instituto de Mediación de México (2008) – Autor de livros e artigos sobre mediação.

Pedro Morais Martins

Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.

 

Organização/Informações

IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal

PT – +351 91 058 37 53

Correio Electrónico: info@imap.pt

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