- OBJECTIVOS
No IMAP concebemos a mediação como uma proposta teórica de convívio social que organiza e orienta a nossa prática.
Desde a nossa fundação que temos privilegiado a investigação teórica numa permanente retroalimentação com a prática, que vai exigindo mudanças significativas para nos podermos adequar às mudanças sociais, cada vez mais rápidas e profundas.
A Mediação em contexto escolar procura trabalhar a organização como um todo envolvendo toda a comunidade escolar, propondo uma concepção democrática do funcionamento através da participação de todos os intervenientes, procurando que analisem as suas condutas e em que medida estas possam ter influência na conduta dos outros.
A escola será um espaço de diálogo e de aprendizagem, não apenas de competências técnicas mas também relacionais, para permitir o visionamento da mediação como uma proposta de convívio que deverá saltar os muros da escola e ser disseminada por toda a estrutura social, servindo a escola como trampolim para que tal seja possível.
- DESTINATÁRIOS
15 vagas para Mediadores e outros profissionais interessados na área da Mediação.
- DURAÇÃO 12 horas
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- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- A Infância e a adolescência:
- Aspectos psicossociais;
- Presença na Família;
- Presença na Sociedade;
- A Organização:
- Como comunicamos?
- Como decidimos?
- Trabalho organizacional: Trabalhar a organização como um todo.
- Etapas do processo de criação de um projecto em mediação em contexto escolar
3.1. — Sensibilização
3.1.1. Direcção e outros órgãos dirigentes
3.1.2. Professores
3.1.3. Assistentes operacionais
3.1.4. Comunidade directamente ligada à escola
3.1.5. Pais
3.1.6. Alunos
3.2. — Formação
3.2.1 Professores
3.2.2. Alunos
3.2.3. Preparação de material para os diversos elementos e acções a realizar na escola.
3.2.4 Como organizar um gabinete de Mediação Escolar.
3.3. – A Mediação em Contexto Escolar
3.3.1. O trabalho organizacional: Trabalhar a organização como um todo.
3.3.2. O papel do Mediador dentro da estrutura escolar.
3.3.3. Tipos de conflitualidade escolar.
- DATAS/HORÁRIO
20H30-22H30 PT | 17H30-19H30 BR
Aula 1 | Terça-feira | 10 novembro |
Aula 2 | Quinta-feira | 12 novembro |
Aula 3 | Terça-Feira | 17 novembro |
Aula 4 | Quinta-feira | 19 novembro |
Aula 5 | Terça-Feira | 24 novembro |
Aula 6 | Quinta-feira | 26 novembro |
- CUSTO INSCRIÇÃO
PT – € 65,00 (Sessenta e cinco euros)
BR – R$ 350,00 (Trezentos e cinquenta reais)
- INSCRIÇÕES ABERTAS até 06 novembro
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Os dados para pagamento serão enviados pelo IMAP após a recepção da inscrição.
FORMADORES
Juan Carlos Vezzulla
Mediador – Co-fundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola, Argentina, Brasil e Portugal – Medalha à Paz e à Concórdia outorgada pela Universidad de Sonora e o Instituto de Mediación de México (2008) – Autor de livros e artigos sobre mediação.
Pedro Morais Martins
Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.
Organização/Informações
IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal
PT – +351 91 058 37 53
Correio Electrónico: info@imap.pt
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