Objetivos
Os desafios que enfrenta a família no século XXI – a sua democratização com a inclusão participativa de quem a integra – exige do IMAP uma formação em Mediação Familiar que contemple esta evolução, incluindo os filhos e as filhas na reflexão sobre as suas necessidades, para trabalhar um projeto para o futuro, de convívio familiar responsável que atenda às necessidades de todas e todos.
A mediação emancipadora e responsável que o IMAP desenvolve procura atender esta nova realidade, formando os mediadores através de um processo de reflexão permanente para construção de uma base teórica sólida que os habilite, na prática, a intervir visando promover constantemente a autogestão dos relacionamentos familiares.
O Curso de Mediação Familiar emancipadora e responsável será coordenado pelos professores Juan Carlos Vezzulla e Pedro Morais Martins, contando com um corpo docente de referência internacional na formação de mediadores.
Destinatários
Brasil: Todos os que pretendam obter uma capacitação para atuar como mediadores na área da Família.
Plano Curricular
1 – INTRODUÇÃO À MEDIAÇÃO
- Aspetos sociológicos. Aspetos psicológicos
- O Ser Humano Dialógico
- Necessidades e Identidades
- Por que convivemos?
- Relacionamentos e conflito
- A Competição
- A Cooperação
- A evolução da Mediação
- A Teoria Social da Mediação
- Mediador: Ser e Saber
2 – MEDIAÇÃO FAMILIAR
Módulo I – Introdução à Família
- O Casal
- O Namoro
- A Insatisfação
- Os relacionamentos familiares e o exercício do poder
- Funções da Família
- As expectativas e a frustração
- A comunicação ilusória e a comunicação simbólica
- Os Filhos
- Função dos Filhos na Família
- As Crianças e os Adolescentes na mediação
- As Identidades, as Capacidades e as Necessidades
- A família integrada, democrática e participativa
Módulo II — A Dinâmica da mediação adaptada ao contexto familiar
- A proposta de diversas escolas de Mediação
- O modelo de mediação integrado
- A mediação Emancipadora e Responsável
- A Dinâmica da mediação:
A – Investigação
4.1. Abertura e acolhimento
4.2. Escuta ativa
4.3. Investigação dos interesses: a utilização de perguntas abertas e perguntas circulares
4.4. Resumos, Reformulação Positiva, Legitimação, Reconhecimento, Pergunta do Milagre, Metáforas.
4.5. A importância das Emoções na Mediação
B – Administração
4.6 A sensibilização como ponto de partida da construção do projeto de futuro
4.7 A objetivação e a implementação do projeto de futuro
4.8 A Agenda:
– A procura da Informação
– A organização da informação
– As necessidades de cada membro da família
4.9 Criação de opções
4.10 Avaliação e escolha das soluções
4.11 Formalização do acordo como resultado da reflexão e apropriação responsável
4.12 Pré-Mediação como etapa fundamental para que a mediação possa ser um mecanismo útil para quem recorre
4.13 A importância do trabalho em co-mediação
4.14 Sessões individuais: com ou sem sigilo?
4.15 Supervisão e Intervisão.
Módulo III — Aspetos e dilemas práticos da Mediação Familiar
- A violência na família
- As necessidades evolutivas das crianças e dos adolescentes
- Os adolescentes violentos e/ou infratores
- A violência entre o casal
- O poder de género
- Como podemos trabalhar o desequilíbrio de poder na mediação?
- A Mediação Familiar com recurso a plataformas eletrónicas.
Datas e Horário do Curso
90 horas
Aulas em direto por videoconferência interativa
28 março (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
30 março (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
04 abril (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
06 abril (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
08 abril (sexta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
11 abril (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
13 abril (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
20 abril (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
27 abril (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
29 abril (sexta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
02 maio (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
04 maio (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
06 maio (sexta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
09 maio (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
11 maio (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
16 maio (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
18 maio (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
23 maio (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
25 maio (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
30 maio (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
01 junho (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
03 junho (sexta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
06 junho (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
08 junho (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
20 junho (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
22 junho (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
27 junho (segunda-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
29 junho (quarta-feira) – 17h00-19h30 BR / 21h00-23h30 PT
As restantes 20 horas serão distribuídas da seguinte forma:
- 15 horas para trabalhos feitos pelos alunos entre as horas letivas e
- 5 horas para encontros individuais com membros do corpo docente.
Nota: Quem quiser frequentar mais 66 horas de formação presencial em Portugal (que implicam um custo adicional), o curso passa a ter o reconhecimento do Ministério da Justiça português.
Valor de inscrição – 90 horas de formação
Brasil:
Total de R$ 3.800,00 (Três mil e oitocentos reais), que inclui candidatura, matrícula, frequência da formação, manuais e certificado IMAP.
O pagamento do curso pode ser efetuado em Três (3) prestações
1.ª Prestação: R$ 600,00 após a admissão ao curso;
2.ª Prestação: R$ 1.400,00 até ao dia 20 de abril de 2022;
3.ª Prestação: R$ 1.800,00 até ao dia 27 de maio de 2022.
Nota: Os dados de pagamento serão enviados no email de admissão ao curso.
Elementos do Processo de Candidatura
- Ficha de candidatura/inscrição
- Carta de apresentação pessoal com as motivações para a frequência da formação (não superior a duas páginas);
- Curriculum Vitae.
Apresentação de Candidaturas (até 21 março)
Pode desde já formalizar a sua candidatura preenchendo a Ficha de candidatura/inscrição
e enviar a restante documentação para info@imap.pt
Seleção de Candidatos
Os candidatos serão selecionados pelo Departamento de Formação do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP), mediante a apreciação dos elementos curriculares e realização de uma entrevista (online) de carácter informativo sobre as linhas gerais do programa de formação.
Certificados
Os formandos receberão um certificado do curso, desde que frequentem:
90% do total das 90 horas E-Learning
e sejam aprovados na avaliação final.
Formadores
- Juan Carlos Vezzulla
Mediador – Co-fundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola, Argentina, Brasil e Portugal – Medalha à Paz e à Concórdia outorgada pela Universidad de Sonora e o Instituto de Mediación de México (2008) – Autor de livros e artigos sobre mediação.
- Célia Nóbrega Reis
Mediadora – Co-fundadora do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formadora e supervisora de mediadores em Portugal, Angola, Brasil e São Tomé e Príncipe – Professora universitária – Presidente dos Conselhos de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos e da Federação Nacional de Mediação de Conflitos – Mediadora dos Serviços de Mediação Familiar, de Mediação Laboral, de Mediação Penal e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça – Coordenadora do Projecto de Mediação com Reclusos em parceria com a Associação “O Companheiro”.
- Pedro Morais Martins
Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.
- Rosimar Girão
Mediadora Judicial Sénior – Instrutora e supervisora em Mediação Judicial e Mediação Familiar, Certificada pelo CNJ/ENAM/TJRJ – Mediadora Organizacional, formada e certificada pela TRIGON Entwicklungsberatung/ IMO Brasil/ ECOSOCIAL – Mediadora e Instrutora Extrajudicial – Mediadora Familiar na Perspetiva Emancipadora e Responsável Formada pelo IMAP – Formação em Mediação familiar na Perspetiva Sistémica pelo MEDIANDO MARINES SUARES/Argentina – Mediadora Comunitária pela ENAM CEAD- UnB.
- Diana Rua
Licenciada em Serviço Social pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro – Certificada em Mediação de Conflitos no âmbito dos Julgados de Paz e Especialização em Mediação Familiar pelo Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Mediadora de conflitos inscrita nas listas da DGPJ – Assistente Social na Força Aérea Portuguesa.
- Bruno Moraes
Mediador extrajudicial capacitado em mediação familiar pelo IMAP – Advogado colaborativo formado pela Universidade Ritter dos Reis – Mediador Familiar por 2 anos pelo Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – Oficineiro de Direito das Famílias para jovens e adolescentes.
Organização/Informações
IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal
Tel. +55 22 99900-6020
Correio eletrónico: info@imap.pt
Ficha de candidatura/inscrição